sábado, 1 de outubro de 2011

Patati e Patatá - Por trás das risadas - A história


Patati Patatá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Patati Patatá
Patati Patatá
Informação geral
Nome completoPatati Patatá
ApelidoSeus Melhores Amigos!
OrigemSão Paulo
País Brasil
GênerosInfantilEntretenimentopop
InstrumentosVocal
Período em atividade1985 - Presente
Outras ocupaçõesapresentadores de televisão
Gravadora(s)Som Livre
Influência(s)BozoPalhaço Carequinha,Palhaço Arrelia
Página oficialPatatiPatata.com.br
Patati Patatá é uma dupla de palhaços que são conhecidos pelo apelido "a dupla de palhaços mais amada do Brasil". Ambos começaram trabalhando como animadores infantis, e a partir daí começou sua carreira na TV em 1980 e em apresentações em todo o Brasil[1][2]. São interpretados, respectivamente, por Agnaldo Soares e Renato de Oliveira. O grupo ainda lançou o DVD Patati Patatá pelaSom Livre que foi certificado com Platina Triplo, mais de 150 mil cópias vendidas em 2010[3]. Em 2011, a dupla foi contratada pelo SBTpara apresentar o programa infantil Carrossel Animado[


Por trás das risadas - A história de Patati
AVISO: O TEXTO ABAIXO É UMA OBRA DE FICÇÃO. SENDO MAIS ESPECÍFICO, UM CONTO HUMORÍSTICO SATÍRICO. Assim como os palhaços, só quero gerar boas risadas de quem ler este texto.


Todos conhecem a cantiga "Se você quer brincar, é com Patatá; Se você quer sorrir, é com Patati". Ela existe desde os anos 60 e jovens dos dias de hoje ainda reconhecem esses versos. O que poucos sabem é que por trás dessa máquina de gerar sorrisos existiam pessoas de carne, osso e, sobretudo, sentimentos. Hoje iremos contar a história de Agnaldo, o Patati.

Patati-Patatá era uma dupla de palhaços formada, respectivamente, por Agnaldo Soares e Renato de Oliveira. Ambos começaram trabalhando como animadores infantis, concorrentes, no disputadíssimo mercado mineiro. Renato usava o nome artístico de Palhaço Patatá enquanto Agnaldo se denominava O Tirolez Sapeca. Após anos de boicote de ambas as partes, resolveram discutir um modo de acabar com selvagem competição que os cercava. Nesse dia resolveram juntar suas forças, dominando 85% do mercado mineiro de animação de festa infantil. Surigia aí "Patatá e O Tirolez Sapeca".
Alguns meses se passaram e consolidaram a liderança absoluta com produtos premium e preços bem segmentados aliados a uma estratégia conhecida como "quem gostou põe a mão no nariz" de obter feedback dos consumidores. Tudo isso fez com que, em meados de 1959, investidores cariocas fechassem um contrato de 10 anos de radiodifusão de programas infantis estrelado pelos dois. O contrato foi muito comentado pois girava na cifra dos mil milhares de réis, perdendo apenas para o contrato de 200 anos que Hebe estava fechando com a TV.
Por volta de outubro de 1959, uma equipe de especialistas começou a desenvolver o formato, e inicialmente o programa se chamaria "Os Dois Sapequinhas", dica de Agnaldo inclusive. Mas Renato não abria mão de Patatá, seu apelido desde a infância, e queria "Os Dois Patatá". Depois de muita discussão, concordaram com "Patatá-Patatá", mas Agnaldo, insatisfeito como não podia deixar de estar, resmgungou baixo "Vai te catar". Num pulo, um dos produtores exclamou "É ISSO, PATATI-PATATÁ". Nascia a lenda.

Agnaldo sempre fora considerado o mais inteligente dos dois. Nos intervalos de gravação estava sempre com um livro na mão, normalmente de ciência política ou econômica. Tentou entender a segunda guerra lendo a biografia de Hitler e depois de deliciou com Maquiavel, Adam Smith, David Ricardo, Stuart Mill, Keynes e, por fim, Karl Marx e o tal manifesto pelo qual ele se apaixonou. Sua paixão era platônica, no entanto, pois havia um vistoso contrato prendendo ele ao mundo capitalista.
Voltando ao show, a famosa música que cantamos até hoje era a sua abertura e ele ia ao ar de segunda a segunda, ao meio dia. Durante os programas, Patati por algumas vezes tentou ensinar o conceito da mais-valia às crianças brasileiras, usando ovelhas e os ovos da galinha como exemplo. As crianças davam risada. Depois do golpe militar, essas inserções diminuiram consideravelmente, mas ele ainda insistia em pregar conceitos vermelhos às crianças.
A rádio chegou a ser invadida diversas vezes, sem mandato e com busca atrás de qualquer material propagandista do comunismo. Em todas as vezes, todas as gravações de Patati-Patatá foram confiscadas e posteriormente queimadas. Na última vez, nem precisou ser confiscado para virar carvão, pois um misterioso curto circuito iniciou a destruição quase que completa da rádio, e nenhum material pode ser recuperado. Nem o antológico programa de janeiro de 1967 com a participação de Janis Joplin. Esse incêndio foi a gota d'água para que o contrato fosse encerrado.
Livre de seu cabresto capitalista, Patati montou um jornal clandestino de propaganda comunista com o dinheiro da recisão do contrato e organizou um pequeno partido revolucionário. O governo do Rio demorou um tempo, mas identificou quem era o cabeça da orgnização. Sabendo disso, denominava o bando de "Patati e sua Patota".
O jornal e o partido duraram cerca de 2 anos, cada mês com mais filiados desaparecidos, e com frequentes incêndios e confiscos da tiragem na hora da distribuição. Tudo isso consumiu todas as economias do bem-sucedido animador infantil, e, por não conseguir mais subornar agentes da ditadura, acabou preso em maio de 1969.

Logo no primeiro ano identificou os "administradores" da prisão e verificou todas os possibilidades de fuga e transferência. Sabia quem liberava a entrada de coisas, e sabia todas as mãos que precisavam ser molhadas para que alguém conseguisse sair dali. Ajudou diversos camaradas a saírem andando, terem a ficha apagada. Eles tinham alguém do lado de fora que mandasse o dinheiro, e Agnaldo negociava a saída. Todo mundo lá dentro já sabia e cantarolava "Se você quer fugir, é com Patati".

Os anos foram cruéis com Agnaldo Soares, que não tinha ninguém que olhassse por ele do lado de fora das grades e também não tinha nenhum tostão para subornar ninguém. Apodreceu 11 anos lá dentro sendo liberado em regime condicional em janeiro de 1980. Sabia que havia destruído todo o brilho que Patati-Patatá tinha nas crianças. Sabia que tinha manchado o nome Patati para todo o sempre.
Empregou-se, enfim, como o Palhaço Batatinha num dos grandes circos de São Paulo, onde ficou até falecer, em 1985 engasgado com um pedaço colossal de marmelada que preparava para um número.

Se você quer sorrir

Patati e Patata

Se você quer sorrir, é com Patati
Se você quer brincar, é com Patatá
Se você quer sorrir e brincar, Patati Patatá!
Se você quer sorrir e brincar, Patati Patatá!
Se você quer sorrir, é com Patati
Se você quer brincar, é com Patatá
Se você quer sorrir e brincar, Patati Patatá!
Se você quer sorrir e brincar, Patati Patatá!
Trazendo alegria, para cada coração
Com muita energia, e muita emoção
Sempre na escola com os amigos a brincar
Quero ver você assim cantar!
Se você quer sorrir, é com Patati
Se você quer brincar, é com Patatá
Se você quer sorrir e brincar, Patati Patatá!
Se você quer sorrir e brincar, Patati Patatá!
Trazendo alegria, pra cada coração
Com muita energia, e muita emoção
Sempre na escola com os amigos a brincar
Quero ver você assim cantar!
Se você quer sorrir e brincar Patati Patatá!

MEU FILHO PEDRO LUAN É APAIXONADO POR ESSES PALHAÇOS E EU TAMBÉM 

0 comentários:

Postar um comentário